Medalha de ouro na saúde: como conciliar rotina e alimentação equilibrada
Estamos vivenciando momentos incríveis com os Jogos Olímpicos de Tóquio, e não há momento mais oportuno para discutirmos algo fundamental: a alimentação equilibrada.
Se você está pronto para fazer como os campeões e dizer "Não passa, bebê!" para hábitos alimentares desequilibrados, prepare-se para a partida de hoje.
Você sente que sua alimentação poderia ser mais equilibrada?
Está em busca constante de melhorias na sua dieta?
Ou talvez esteja pronto para começar essa jornada, mas não sabe por onde começar?
Então, este artigo foi escrito especialmente para você.
Vamos entrar em campo, preparar os petiscos porque está na hora do apito inicial para mais uma rodada do Na Cara do Gol com Lucas Souza.
A magia de uma alimentação balanceada que potencializa o desempenho
Manter uma alimentação equilibrada é como afinar um instrumento precioso em meio a uma sinfonia de desafios diários.
Num país em que os campos florescem em recordes impressionantes, nossos pratos muitas vezes ecoam um silêncio de nutrição insuficiente.
Mas é justamente nesse turbilhão de exigências que se torna crucial alimentar não só o corpo, mas também a alma, com o vigor necessário para enfrentar cada partida da vida.
Assim como um atleta que entra em campo diariamente, buscamos não apenas sobreviver, mas triunfar, com uma defesa impenetrável contra as adversidades e um ataque preparado para converter cada oportunidade em conquista.
No nosso blog, já exploramos os segredos da alta performance, destacando como cada movimento pode ser uma obra-prima em nosso próprio jogo de existência.
Os laços profundos entre a rotina diária e o sucesso dentro e fora dos gramados
Nossa jornada profissional é um verdadeiro desafio para o corpo e a mente. Energia, foco, agilidade, raciocínio rápido, são como peças fundamentais desse jogo diário que jogamos incansavelmente.
Assim como atletas nas Olimpíadas de Tóquio, sabemos da importância de uma alimentação equilibrada para garantir nosso melhor desempenho.
Afinal, não é apenas sobre vencer, mas sobre se manter forte e resiliente ao longo da competição que chamamos de vida.
Mas não é só no trabalho que precisamos nos superar. Entre estudos, família e amigos, nossa agenda transborda de compromissos que exigem nossa melhor versão.
É como se a cada dia nos preparássemos para um campeonato pessoal, buscando sempre a vitória naquilo que nos propomos a fazer.
Contudo, enfrentar tudo isso requer mais do que simples habilidade; requer o verdadeiro "pique de jogador".
Aquela disposição que nos impulsiona a driblar os obstáculos e marcar os gols da nossa trajetória.
Entretanto, a grande partida da vida muitas vezes termina em empate.
Como então equilibrar nossa alimentação quando tanto tempo e energia são consumidos pelas nossas responsabilidades diárias?
Encontrar esse equilíbrio é o desafio que nos move, em que cada dia é uma nova chance de aprender, evoluir e nos tornar campeões de nós mesmos.
Uma entrevista exclusiva que revelará os segredos nutricionais com a renomada especialista, Karina Altieri
Para desvendar os segredos de uma alimentação equilibrada, convocamos uma verdadeira maga da nutrição.
Karina Altieri, a mestra das dietas personalizadas e guardiã do bem-estar na Estar Bem Light, assume o centro do gramado como nossa craque titular na 12ª rodada do jogo decisivo com Lucas Souza.
Com mais de uma década moldando corpos e mentes com sua abordagem clínica, estética e comportamental, Karina não apenas ajuda a emagrecer, mas transforma vidas por meio de um estilo de vida saudável, performance física de elite e uma relação renovada com a comida.
Hoje, sem frescuras diante do gol, ela veste a camisa 10 e se dispõe a desvendar os mistérios da nutrição com um olhar certeiro.
Preparem-se, porque o juiz apitou e a bola está rolando.
Para quem ainda não conhece a nutri Karina Altieri. O que você faz exatamente?
Sou Nutricionista Clínica, Estética, Comportamental e Funcional.
Atuo em consultório há mais de 12 anos.
Sou fundadora da Estar Bem Light, uma empresa de refeições personalizadas que junto a consulta proporciona uma experiência de reeducação alimentar bem diferente, focada claro no resultado do meu paciente.
O que nós podemos definir como uma alimentação equilibrada?
Uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os grupos alimentares — ou seja, rica em legumes, verduras, frutas, carnes magras e carboidratos integrais.
Uma dieta equilibrada é aquela que fornece os nutrientes necessários para manter o corpo funcionando sempre saudável.
Muitas pessoas falam sobre alimentação saudável. Existe diferença entre alimentação saudável e alimentação equilibrada?
Não.
Para ter uma alimentação saudável, você sempre precisa ter equilíbrio nas suas escolhas — ou seja, alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também exclusões.
A rotina dos nossos jogadores (lê-se leitores) é muitas vezes agitada. Quais dicas você dá para manter a alimentação correta em meio ao cotidiano?
Priorize aumentar o consumo de alimento de verdade — ou seja, evite o consumo de industrializado.
Descasque mais e desembale menos.
Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras irá garantir um aporte mais de vitaminas e minerais, melhorando até mesmo a disposição ao longo do dia. Além disso, priorize alimentos integrais e aumente o seu consumo de água.
Quando se trata de alimentação, as opções disponíveis hoje são muitas. Como medir o que fica dentro e o que fica fora de uma alimentação equilibrada?
✅ Mastigue mais vezes, alimente-se devagar;
✅ Evite os alimentos industrializados;
✅ Consuma de 2-4 porções de frutas/legumes e verduras;
✅ Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia;
✅ Reduza o consumo de açúcar;
✅ Priorize os alimentos integrais;
✅ Dê preferência aos alimentos orgânicos;
✅ Planeje a dieta e organize os lanches;
✅ Consuma salada primeiro;
✅ Não vá ao mercado com fome.
Contudo, saber “o que” comer, às vezes, também é um problema. O que fazer quando faltar a criatividade na cozinha?
O erro é não se organizar.
Por comodismo ou falta de criatividade, acabamos comendo sempre alimentos repetidos todos os dias e não obtemos os benefícios de uma alimentação variada em nutriente.
Portanto, para garantir que tenha refeições saudáveis, variadas e equilibradas, você deverá planejar a sua semana com antecedência.
Faça o cardápio da semana, monte a lista de compras, faça as compras, cozinhe e separe as refeições para que, na hora da fome e do cansaço, não apele para soluções rápidas e pouco saudáveis, que irão te afastar do seu objetivo.
Chegou a sexta-feira ou o fim de semana e bateu a vontade de comer algo diferente. É possível fazer isso sem prejudicar este equilíbrio?
Eu sempre gosto de deixar para os meus pacientes uma refeição “livre” na semana, consumindo o alimento que desejar e assim matamos a vontade do alimento mais calórico.
Apenas cuidado com as quantidades.
Não deixe que um fim de semana atrapalhe todo o seu esforço realizado durante a semana.
Existem necessidades, como memória, raciocínio rápido, agilidade, essenciais para a nossa performance. A alimentação está relacionada a isso? Como?
Sim, com certeza!
Incluir na dieta ativos e alimentos que auxiliam no fortalecimento do neurônio. Eles melhoram o raciocínio e a memória e são essenciais para a nossa performance. Além disso, podem auxiliar na prevenção do Alzheimer.
Os atletas profissionais possuem uma dieta diferenciada, certo? Como a alimentação se relaciona com o alto desempenho?
A alimentação de um atleta é fundamental para o seu desempenho e para a prevenção de possíveis lesões.
As estratégias nutricionais podem ajudar a atingir o peso e composição corporal ideal, além de fornecer a quantidade de energia para aumentar o desempenho e os substratos para o reparo tecidual durante o período de recuperação entre os treinos.
A alimentação deve ser sempre observada por meio de ponto de vista individual e considerando o esporte praticado. Ela deve variar também conforme o dia, horário dos treinos e competições, buscando deixar o atleta em sua melhor condição no momento em que ele mais precisa.
Muitas pessoas têm o objetivo de ganhar ou perder peso, mesmo com o dia a dia atribulado. Como uma alimentação equilibrada pode ajudar nesses casos?
Pode ajudar na perda de peso, desde que as orientações sejam focadas em estratégias que ajudam na saciedade, diminuir vontade de doce, diminuir a fome e acelerar o metabolismo.
Já para o ganho de peso, o segredo sempre está em uma reeducação alimentar e com estratégias que ajudam a equilibrar o valor calórico para assim atingir o peso ideal.
O apito ecoa pelo estádio, marcando o fim desta emocionante partida.
Se você se encantou com a performance da nossa craque de hoje, não perca tempo: siga-a no Instagram para não perder nenhum lance.
Compartilhe essa experiência única com seus amigos e fique ligado para os novos conteúdos que estamos preparando.
Não perca mais uma oportunidade de se inspirar:Jolien Orye: Jogadora de sucesso no campo digital e familiar
Katheryn Winnick: A guerreira que marcou golaços na vida e na carreira
Alta performance: Os segredos para brilhar dentro de campo
A importância do sono: dormir bem para entrar em campo preparado
Análise pós-partidaAntes de partir, não podemos deixar passar em branco nossa análise pós-partida.
Compartilhe conosco suas impressões sobre o jogo de hoje.
Falando em equilíbrio, como anda sua relação com a alimentação?
Você se sente como um mestre zen dos nutrientes ou está mais para um malabarista desafiando a balança?
Se ainda não encontrou esse ponto de harmonia, o que pretende fazer para alcançá-lo?
Uma jornada de descoberta culinária ou talvez uma consulta com um/a mago/a da nutrição?
Comente aqui e vamos alimentar essa conversa. ⚽🍎