Liderança: como guiar times ao lugar mais alto do pódio
Na reta final de um campeonato de futebol, inúmeras equipes lutam pela glória máxima. 🏆
É o momento perfeito para entrar em campo e explorar os mistérios da liderança, uma habilidade essencial para qualquer profissional que deseje conduzir sua equipe ao topo do pódio.
Estratégia e paixão: os segredos de um jogo perfeito
O futebol, pulsante no coração de milhões ao redor do mundo, evoluiu ao longo do século XIX na Inglaterra, capturando o espírito de uma nação e transcendendo classes sociais.
No Brasil, a modalidade se firmou nos anos 1890, inicialmente um passatempo elitista, para depois se tornar um elemento unificador do país, conhecido mundialmente como o lar do futebol.
A capacidade de atrair multidões e emocionar a cada quatro anos durante a Copa do Mundo é testemunho de sua força cultural e esportiva.
Neste palco grandioso, em que a estratégia define o placar e os técnicos moldam destinos, fica claro que liderança e futebol formam uma dupla imbatível, com lições valiosas a ensinar não só aos jogadores, mas também aos líderes corporativos.
Mas precisamos ir além.
Como traçar o caminho para o pódio?
Uma jornada com Luana Lourençon, visionária da comunicação social
Para iluminar o campo com insights únicos e respostas inspiradoras, vamos trazer agora uma mentora cuja visão rivaliza com a genialidade de um Sir Alex Ferguson e a visão estratégica de um Jurgen Klopp.
Hoje mergulhamos nos feitos extraordinários de Luana Lourençon.
Entre linhas que contam sua jornada, encontramos uma mente brilhante adornada com os títulos de Jornalismo e um MBA em Gestão de Pessoas.
Nos bastidores do universo corporativo, ela dança entre as estrelas como uma artista da comunicação e uma guia de almas profissionais.
Não apenas isso, Luana foi consagrada como uma das vozes mais influentes do LinkedIn e é uma das mentes criativas que moldam o futuro na plataforma.
E assim, sua história se entrelaça com a magia de transformar palavras em inspiração, e trajetórias em legados.
Vamos às perguntas?
Apita o árbitro! A partida está apenas começando!
Luana, nos minutos iniciais de nossa partida, conte um pouco sobre a sua trajetória inspiradora e sobre a Assertiva Carreira e Desenvolvimento.
Atuo como especialista em comunicação e mentora de carreira, trainer e facilitadora corporativa, além de ser professora de comunicação e oratória e produzir muito conteúdo de valor nas redes sociais.
Sou criadora do Método Profissional 5 Estrelas, que tem como objetivo desenvolver líderes e profissionais na construção de carreiras de sucesso e no desenvolvimento da comunicação assertiva, para que tenham clareza e conquistem os seus objetivos profissionais.
A assertiva surgiu depois da maternidade.
Quando me tornei mãe, comecei a buscar alternativas de trabalho que me permitissem flexibilidade, aproveitando ao máximo os meus mais de 10 anos de mundo corporativo, nas áreas de Comunicação e Gestão de Pessoas.
O resultado foi uma empresa que contribui com a construção de carreiras de sucesso.
Atualmente, você vem marcando gols magníficos ao entrar em campo a fim de ajudar líderes e profissionais a construírem carreiras de sucesso e desenvolverem a comunicação assertiva.
Quais os principais desafios que você viveu ao longo do campeonato?
Acredito que o maior deles foi virar a chave profissional CLT para empreendedora.
Eu tinha uma crença limitante que me fazia pensar que não sabia vender e que não tinha habilidade para gerenciar um negócio.
Com o tempo, busquei recursos que me permitiram desenvolver a mentalidade de crescimento, aliado com o conhecimento técnico necessário para ter resultado de forma consistente.
Quem são os grandes craques que, no jogo de liderar equipes, inspiram você a marcar gols inesquecíveis?
E quais as lições mais preciosas que você aprendeu com eles?
Maurício Sampaio, fundador do Instituto Maurício Sampaio — pessoa incrível, de coração enorme.
Fiz minhas primeiras formações com ele para atuar diretamente com coaching e orientação de carreira.
Eric Arruda — meu coach, mentor e foi com ele que fiz outra importante formação, como analista de perfil comportamental.
Gislene Isquierdo — com quem aprendo muito sobre conteúdo que gera valor e sobre oratória que conecta.
Além de grandes amigos de jornada, com quem tenho trocas muito ricas ao longo do processo.
Aprendi a fazer networking de forma natural, o que me ajuda muito em vários momentos.
Aproveitando a temática futebolística de nossa entrevista, quais os principais ensinamentos de liderança que o futebol pode nos proporcionar?
Liderança pelo exemplo, sempre.
Qual o conceito de liderança em sua visão?
Liderança é um conceito abrangente.
Somos líderes de nós mesmos, acima de tudo.
E, quando assumimos essa postura — com coerência, clareza de objetivos e autoconhecimento —, a vida começa a ter mais sentido e alinhamento.
Em seguida, podemos nos tornar líderes dos outros.
Você acredita que o ato de liderar está mais ligado à personalidade, a um processo habitual ou a uma junção dessa dupla de ataque?
Qualquer pessoa pode marcar grandes gols ao entrar em campo a fim de liderar um time?
Existem pessoas que têm facilidade de liderar por questões de características naturais, ligadas aos seus traços de personalidade.
No entanto, trata-se de uma competência, ou seja, algo treinável.
Faço um paralelo com a mentalidade de crescimento — você se torna um bom líder a partir do momento que decide desenvolver conhecimento, habilidade e atitude para este fim.
Quais características não podem ficar de fora da escalação de um líder que motiva e inspira grandes times a conquistarem troféus grandiosos na carreira?
São elas:
⚽ Liderança pelo exemplo — fazer o que fala;
⚽ Saber ouvir — liderar é sobre o outro. Ouvir faz com que o líder consiga ter uma percepção real sobre os contextos;
⚽ Tomada de decisão — a agilidade em tomar decisões é essencial para um líder de sucesso;
⚽ Desenvolvimento contínuo — o que te trouxe até aqui não garante o seu futuro.
Que conselhos valiosos você dá para quem vestiu recentemente a braçadeira de capitã ou capitão no âmbito profissional e almeja destacar-se?
Busque conhecer as pessoas com quem você trabalha profundamente, para entender como aproveitar suas potencialidades na busca de um resultado comum.
Estratégia, esquema tático. Pode ter tudo isso, mas, se entrar em campo sem ajuda especializada, o risco de perder o jogo é grande.
Qual o primeiro passo quando alguém entra em contato com você a fim de buscar uma experiência diferenciada de assessoria em gestão de carreira? E como funciona esse processo?
O primeiro passo é a aplicação.
O profissional preenche uma breve ficha para eu entender se sou a pessoa certa para assessorá-lo.
Em seguida, envio uma proposta individualizada, dentro do método Profissional 5 Estrelas e, então, damos início ao processo de coaching e mentoria de carreira.
São encontros individuais, on-line, para construirmos o caminho até o objetivo deste profissional.
Atendo casos de recolocação, transição de carreira e desenvolvimento profissional.
Antes do apito final, por gentileza, recomende materiais (cursos, livros, podcasts) a respeito do tema desta rodada aos nossos leitores que desejam continuar, a partir daqui, uma abordagem ainda maior sobre a arte de motivar e inspirar pessoas a conquistarem troféus grandiosos na carreira.
Recomendo os meus perfis. 😊
Livros:
📘 Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck.
Não perca mais uma oportunidade de se inspirar:Jolien Orye: Jogadora de sucesso no campo digital e familiar
Katheryn Winnick: A guerreira que marcou golaços na vida e na carreira
Gol de networking: conectando estratégias vencedoras
Comunicação assertiva: seja um artilheiro em expressar-se com clareza
Análise pós-partida: pronto para liderar equipes rumo às estrelas?Se você se encantou com a performance e deseja continuar imerso nos insights brilhantes da nossa campeã de hoje, siga-a de perto no Instagram e LinkedIn.
E não se esqueça de espalhar essa vitória épica para seus amigos e ativar nossas notificações no Instagram, para não perder nenhum lance importante nas próximas jogadas. ⭐